Regras para conseguir o BPC/LOAS

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC/LOAS)

O BPC/LOAS é um benefício assistencial que garante aos idosos (65 anos ou mais) e aos portadores de deficiência ou doença grave, o valor de um salário mínimo mensal, desde que esses comprovem não ter condições de prover com a sua própria subsistência, bem como, a renda familiar não poderá ser superior a metade do salário-mínimo.

COMO COMPROVAR BAIXA RENDA?

Se você deseja solicitar um BPC/LOAS é necessário fazer a inscrição no CadÚnico na assistência social mais próxima de sua casa.

No CadÚnico serão constadas todas as pessoas que moram com você e a remuneração de cada um deles, incluindo as crianças (cuja renda será R$ 0). Com isso, o sistema irá fazer o cálculo da renda-média familiar (renda per capita). Basicamente, soma-se toda a renda familiar e em seguida divide-se pelo número de integrantes da família. Se o resultado desse cálculo for até metade do salário-mínimo, aquele que estiver solicitando (idoso ou portador de deficiência/doença grave), conseguirá o benefício.

DOCUMENTOS PARA SOLICITAR O BPC LOAS
  • RG e CPF ou CNH de todos os dependentes;
  • Comprovante de residência;
  • CadÚnico (a inscrição poderá ser feita no CRAS próximo a sua residência);
  • Laudos, exames e receituários médicos (no caso de portadores de deficiência ou doença grave);
  • Inscrição no site MEU INSS: https://meu.inss.gov.br/#/login?redirectUrl=/

Concluído todos esses requisitos, você já pode dar entrada no pedido através do site MEU INSS. Caso você não saiba como dar entrada no pedido de BPC ou já teve o pedido de benefício negado entre em contato conosco pelo link de WhatsApp abaixo para que possamos verificar a sua situação.