
Você já passou pela situação de ter diversos benefícios negados pelo INSS por não conseguir passar na perícia médica? Com base em anos de experiência, pude perceber que o benefício previdenciário por incapacidade pode ser incerto, ou seja, nunca é possível ter certeza se o cliente conseguirá passar pela perícia médica.
Tudo dependerá da análise do perito médico. Por outro lado, pude entender que é possível aumentar as chances de se conseguir tal benefício.
O primeiro passo para o sucesso é ser estratégico e saber como se portar durante a perícia. Atente-se aos tópicos abaixo, pois irão aumentar as chances de sucesso do seu benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez:
- Leve laudos e exames médicos mais recentes, nada de levar documentação muito antigos (mais de um ano), pois isso apenas irá atrapalhar a análise pericial;
- Não adianta mentir para o perito. Os peritos do INSS possuem um qualificado treinamento de atendimento. Ao perceberam contradições, exageros ou possíveis inverdades, eles irão negar o seu benefício e deixar o registro de “mentiroso” em sua ficha, mesmo que a doença exista;
- Certifique-se se você é segurado do INSS antes de agendar a sua perícia. Essa consulta pode ser feita pelo aplicativo do MEU INSS ou por um advogado da sua confiança.
Por fim, caso o seu benefício por indeferido mesmo após você seguir esses três passos , saiba que sempre é possível questionar a decisão do INSS na justiça, momento em que você irá passar por uma nova perícia médica com um perito não relacionado ao INSS (perito nomeado e sorteado).
Espero ter esclarecido algumas dúvidas.
E alembre-se, sempre vá atrás de seus direitos, pois ninguém irá por você!