Como se Portar Durante a Perícia Médica no INSS

Diversas pessoas acreditam que para passar na perícia médica do INSS é necessário expressar alguma dor ou sofrimento, mesmo que o examinado não esteja sentindo nada. Bom, sinto dizer que tais atitudes apenas pioram a sua avaliação pericial, o que poderá ocasionar no indeferimento do seu pedido de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Durante a perícia médica tente ser o mais claro possível. Não se vitimize. Não exponha uma dor a qual talvéz você não sinta. O perito não irá ter pena de você, ele apenas quer saber como está a sua saúde. Então converse com o perito, exponha os seus sintomas e a sua doença. Leve laudos médicos mais atualizados. Diga com o que trabalha ou com o que costumava trabalhar. Se vitimizar irá apenas prejudicar a sua perícia médica.

Sabemos também que há diversos peritos que nem ao menos examinam o segurado. Para quebrar essa atitude de “desdem” durante o exame pericial, converse com o perito somente aquilo que for relevante para o seu caso, ou seja, exponha os motivos que te impossibilitam de trabalhar e diga os detalhes da sua profissão. Não tente comover o perito e nem expressar uma falsa amizade. Seja claro e objetivo. Leve laudos e exames médicos atualizados. Se organize para a perícia.